Claro Open Pro – Copa Tubos QS 3000 começa nesta quarta-feira com surfistas de 18 países no Peru

Claro Open Pro – Copa Tubos QS 3000 começa nesta quarta-feira com surfistas de 18 países no Peru

O Brasil com 56 participantes e o Peru com 32 são maioria na lista dos 139 competidores que foram divididos em quatro fases no principal evento do Circuito Mundial da WSL no Peru

Começa nesta quarta-feira o Claro Open Pro – Copa Tubos QS 3000 com surfistas de 18 países disputando o título do evento mais importante do Circuito Mundial da World Surf League no Peru. Os 139 participantes foram divididos em quatro fases e os 32 mais bem colocados no ranking mundial, só estreiam nas ondas perfeitas de Señoritas na quarta e última rodada de 16 baterias. Entre eles, Miguel Tudela, que é local da região de Punta Hermosa onde acontece o evento e ocupa a sexta posição no WSL Qualifying Series, a melhor de um peruano na história do ranking que classifica dez surfistas para a elite dos top-34 da World Surf League.

Miguel Tudela (PER) em Barbados (@WSL / Poullenot)

Além dele, na lista dos 32 cabeças de chave da quarta fase do Claro Open Pro – Copa Tubos QS 3000 estão alguns destaques do Brasil, como os ex-tops do CT, Ian Gouveia, Heitor Alves e Alex Ribeiro, que vem de vitória no QS 6000 de Newcastle e está em quinto no ranking. Muitos estão vindo direto da Austrália para prestigiar a estreia do evento e do pointbreak de esquerdas de Señoritas no WSL Qualifying Series. Entre eles, Alonso Correa é quem está mais próximo do grupo dos 10 que sobem para o CT, em 14.o lugar. O peruano foi escalado para abrir a quarta fase, junto com o cearense Heitor Alves.

Alex Ribeiro (BRA) campeão em Newcastle (@WSL / Matt Bennett)

O Claro Open Pro – Copa Tubos QS 3000 promete ser de alto nível desde a fase inicial, com alguns fortes concorrentes ao título que poderiam estar na relação dos top-32 da quarta fase, mas que decidiram competir no Peru após o prazo das inscrições para utilizar seu “seeding” (ranking de entradas) no evento. São quatro brasileiros que estavam na Austrália disputando as duas etapas seguidas do QS 6000 e vieram de lá direto para o Peru, Flavio Nakagima na primeira bateria, Thiago Camarão na quinta, Weslley Dantas na sétima e o atual campeão sul-americano Pro Junior da WSL South America, Samuel Pupo, na oitava e última desta fase.

Serão 27 surfistas tentando as 16 vagas para enfrentar os 48 competidores que entram nas 16 baterias da segunda fase. Mais 32 estreiam na terceira e os outros 32 formam a lista dos principais cabeças de chave da quarta rodada. O Brasil é maioria entre os 139 inscritos com 56 participantes, seguido pelo Peru com 32, Chile e Estados Unidos com dez cada um, França com cinco e três países terão quatro participantes no Claro Open Pro – Copa Tubos QS 3000, Japão, Argentina e Costa Rica.

Alonso Correa (PER) na Austrália (@WSL / Matt Dunbar)

A relação das nações representadas em Punta Hermosa prossegue com o Havaí com três atletas, Espanha e Equador com dois cada e com um a África do Sul, Inglaterra, México, Colômbia, Panamá, Porto Rico e El Salvador. A lista inicial tinha 21 países, porém os únicos inscritos da Austrália, Nova Zelândia e Canadá, cancelaram suas participações e restaram cinco vagas que ainda podem completar o limite de 144 participantes no QS 3000 do Peru.

O balneário de Punta Hermosa é considerado como a região que possui as melhores ondas do país e onde surgiram os principais nomes do surfe peruano, como a campeã mundial Sofia Mulanovich, os irmãos Miguel e Tomas Tudela, o big-rider Gabriel Villaran, entre outros. O point break de esquerdas de Señoritas, é apontado como o pico mais consistente da costa sul do Peru, com um fundo de pedra que forma ondas perfeitas para surfar. Esta é a primeira vez que a praia de Señoritas vai sediar uma etapa do Circuito Mundial da World Surf League. Já tiveram algumas na região de Punta Hermosa, mas em outra praia, Punta Rocas.


créditos por : @WSL / Poullenot, @WSL / Matt Dunbar e @WSL / Matt Bennett


Divulgação por: João Carvalho WSL South America Media Manager

www.worldsurfleague.com

 

(Visited 38 times, 1 visits today)
E ai gostou? Então nos ajude divulgando nosso trabalho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.